skip to Main Content
Ligamento Cruzado Anterior

Ligamento Cruzado Anterior

Introdução

O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho. É uma corda forte localizada no centro do joelho que vai do fêmur até a tíbia. Infelizmente, quando este ligamento é lesionado, ele não cicatriza e muitas vezes leva à sensação de instabilidade no joelho.

A reconstrução do LCA é um procedimento cirúrgico comumente realizado e, com os recentes avanços na cirurgia artroscópica, agora pode ser realizada com incisões menores e baixas taxas de complicações.

Função

O LCA é o principal ligamento estabilizador do joelho. Isso evita que a tíbia (osso da canela) se mova excessivamente em relação ao fêmur (osso da coxa). Quando esse movimento anormal ocorre, é chamado de instabilidade.

Muitas vezes, outras estruturas, como o menisco, a cartilagem articular (revestimento da articulação) ou outros ligamentos também podem ser danificadas ao mesmo tempo que a lesão do ligamento cruzado anterior e podem precisar ser abordadas no momento da cirurgia.

História da Lesão

  • A maioria das lesões são relacionadas com esportes e envolvem uma torção do joelho.
  • Pode ocorrer com uma mudança de direção repentina ou um golpe direto. Muitas vezes há um estalo quando o ligamento se rompe e o inchaço geralmente ocorre dentro de horas.
  • É raro ser capaz de continuar a praticar desporto com a lesão inicial
  • Uma vez que a lesão inicial se estabelece, o principal sintoma é a instabilidade ou falseio do joelho.

Diagnóstico

Os diagnósticos muitas vezes pode ser feito apenas com a história. O exame revela instabilidade do joelho, se adequadamente relaxado ou não doloroso demais. Uma ressonância magnética é útil para confirmar o diagnóstico, bem como procurar por danos em outras estruturas dentro do joelho.

Tratamento

• Inicial

  • Repouso
  • Gelo
  • Elevação
  • Bandagem

• Longo prazo

Nem todo mundo precisa de cirurgia. Algumas pessoas podem compensar o ligamento lesionado com exercícios de fortalecimento. Episódios de instabilidade podem causar mais danos a estruturas importantes dentro do joelho que podem resultar em artrite precoce

Cirurgia

As técnicas cirúrgicas melhoraram significativamente na última década, as complicações são reduzidas e a recuperação é muito mais rápida do que no passado.

A cirurgia é realizada artroscopicamente. O ligamento rompido é removido e, em seguida, os túneis (buracos) no osso são perfurados para aceitar o novo enxerto. Este enxerto que substitui o seu LCA antigo é tomado a partir do tendão dos isquiotibiais ou do tendão patelar. Há vantagens e desvantagens para cada um.

Reabilitação

Fisioterapia é uma parte integrante do tratamento e é recomendado para começar o mais cedo possível. A reabilitação será supervisionada por um fisioterapeuta e envolverá atividades como bicicleta ergométrica, natação, exercícios proprioceptivos e fortalecimento muscular.

Back To Top