skip to Main Content
Lesões Da Cartilagem

Lesões da Cartilagem

A cartilagem ajuda os ossos a se moverem suavemente uns contra os outros e pode suportar o peso do corpo durante atividades como correr e pular. A cartilagem articular não tem suprimento sanguíneo direto, por isso tem menos capacidade de se regenerar. Uma vez que a cartilagem é rasgada, ela não cicatriza facilmente e pode levar à degeneração da superfície articular, levando ao desenvolvimento de osteoartrose.

O dano na cartilagem articular pode afetar pessoas de todas as idades. Pode ser danificado por trauma, como acidentes, lesões mecânicas, como queda, ou por doença articular degenerativa (osteoartrite) que ocorre em pessoas idosas.

Sintomas

Os pacientes com dano na cartilagem articular apresentam sintomas como dor nas articulações, inchaço, rigidez e diminuição do arco de movimento do joelho. Em muitos casos a cartilagem danificada precisa ser substituída por cartilagem saudável ou por tecidos similares.

Tratamento

A substituição de cartilagem lesionada ajuda a aliviar a dor, restaura a função normal e pode atrasar ou prevenir o aparecimento de artrite. O objetivo dos procedimentos para tratamento de cartilagem é estimular o crescimento de novas cartilagens hialinas o mais proximas possíveis da cartilagem inicial. Não é indicado para pacientes com artrose avançada do joelho.

Vários procedimentos possíveis envolvidos no tratamento da cartilagem incluem:

  • Microfratura: Neste método, vários furos são criados na superfície da articulação lesada usando uma ferramenta afiada. Este procedimento estimula a resposta de cura, criando novo suprimento de sangue. O suprimento de sangue resulta em crescimento de um novo tecido no local.
  • Debridamento artroscópico: Objeto semelhante a metal de alta velocidade é usado para remover a cartilagem danificada. Este procedimento é realizado usando um artroscópio.
  • Transplante de autoenxerto osteocondral: Tecido de cartilagem saudável (enxerto) é retirado de uma região do osso que carrega menos peso e é transferido para o local da articulação lesada. Este método é usado para defeitos de cartilagem menores.
  • Membrana de colágeno: colocação de uma membrana de colágeno para cobertura do defeito na cartilagem. A membrana é suturada na cartilagem normal e colada com uma cola especial. Utilizado para defeitos maiores.

Reabilitação

Após a cirurgia, os procedimentos de reabilitação com fisioterapia, restrição de apoio e movimentos no membro operado são fundamentais para restauração da cartilagem e retorno da função da articulação. Os procotolos de recuperação variam muito de acordo com qual tipo de tratamento utilizado.

Back To Top