skip to Main Content
Lesão Do Menisco

Lesão do Menisco

Introdução

As duas partes da “cartilagem” em forma de cunha presentes entre o fêmur e a tíbia são chamadas de menisco. Eles estabilizam a articulação do joelho e atuam como “amortecedores”. O menisco medial (interno) e o menisco lateral (externo) repousam sobre a cartilagem da superfície tibial e são móveis.

A ruptura do menisco é a lesão mais comum do joelho em atletas, especialmente aqueles envolvidos em esportes de contato. Movimentos súbitos de torção e flexão do joelho podem fazer o menisco rasgar. Esta é uma lesão traumática do menisco. As pessoas idosas são mais propensas a lesões meniscais degenerativas, à medida que o menisco se desgasta e enfraquece com a idade.

Sintomas

O menisco lesionado provoca dor, inchaço, rigidez, sensação de “pegar” ou travar no joelho, fazendo com que você não consiga mover o joelho por toda a amplitude de movimento muitas vezes. Seu cirurgião ortopédico irá examinar seu joelho, avaliar seus sintomas e histórico médico antes de sugerir um plano de tratamento.

Tratamento

O tratamento depende do tipo, tamanho e localização da lesão, bem como da sua idade e nível de atividade. Se a lesão é pequena, com danos apenas na borda externa do menisco, o tratamento não cirúrgico pode ser suficiente. No entanto, se os sintomas não se resolverem com tratamento não cirúrgico, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

Cirurgia

A artroscopia do joelho é o procedimento cirúrgico comumente recomendado para as lesões meniscais. As opções de tratamento cirúrgico incluem a remoção do menisco (meniscectomia) e o reparo do menisco. A cirurgia pode ser realizada usando artroscopia, onde uma pequena câmera será inserida através de uma pequena incisão que permite ao cirurgião visualizar o interior do joelho em uma tela grande e, através de outras pequenas incisões, a cirurgia será realizada.

Durante a meniscectomia, pequenos instrumentos chamados de shavers e pinças podem ser usados ​​para remover o menisco rasgado. Na reparação do menisco artroscópico, o menisco rasgado será fixado ou suturado, dependendo da extensão da ruptura.

Back To Top