skip to Main Content
Lesão Do Ligamento Colateral Medial

Lesão do Ligamento Colateral Medial

O ligamento colateral medial (LCM) é um dos quatro principais ligamentos do joelho que conecta o fêmur à tíbia. Este ligamento ajuda a estabilizar o joelho. Uma lesão no LCM pode ocorrer como resultado de um impacto direto no joelho.

Uma lesão do ligamento colateral medial pode significar um estiramento menor ou um rompimento parcial ou total do ligamento.

Sintomas

Os sintomas mais comuns após uma lesão do ligamento colateral medial incluem dor, inchaço e instabilidade articular.

Tratamento

Se a estabilidade geral do joelho estiver intacta, seu médico poderá recomendar métodos não cirúrgicos, incluindo fisioterapia e imobilização. Esse tratamento possui excelentes resultados.

A reconstrução cirúrgica é recomendada para lesões do LCM que não cicatrizam ou associadas a outras lesões ligamentares.

Indicações e contra-indicações

A reconstrução do ligamento colateral medial é indicada em pacientes com instabilidade crônica do ligamento colateral medial, apesar do tratamento não cirúrgico adequado.

A reconstrução do ligamento colateral medial é contraindicada em pacientes com artrose no compartimento medial ou lateral, infecção ativa e presença simultânea de outras doenças crônicas que possam dificultar o manejo cirúrgico ou a adesão às instruções de reabilitação pós-operatória.

Diagnóstico

Uma lesão do ligamento colateral medial pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho e exames de diagnóstico por imagem, como radiografia e ressonância magnética. Radiografias podem ajudar a descartar fraturas.

Reconstrução do ligamento colateral medial

O exame artroscópico do joelho é realizado para descartar quaisquer lesões associadas, incluindo lesões meniscais, de cartilagem ou de outros ligamentos.

O ligamento colateral medial é reconstruído com a utilização de um enxerto de tendão do próprio paciente, e o novo ligamento é fixado no femur e na tíbia com auxílio de parafusos absorvíveis.

Cuidados Pós-Operatórios

No pós operatório você utilizará um imobilizador de joelho e muletas, e iniciará a fisioterapia já na primeira semana.

Back To Top