skip to Main Content
Joelho – Anatomia Básica

Joelho – Anatomia Básica

O joelho é a maior articulação do corpo. A articulação do joelho é composta pelo fêmur, tíbia e patela (rótula). Todos esses ossos são revestidos com cartilagem articular (superficial). Esta cartilagem articular atua como um amortecedor e permite uma superfície suave de baixo atrito para o joelho se mover.

Entre a tíbia e o fêmur estão duas “cartilagens” flutuantes chamadas meniscos. O menisco medial (interno) e o menisco lateral (externo) repousam sobre a cartilagem da superfície tibial e são móveis. Os meniscos também atuam como amortecedores e estabilizadores.

O joelho é estabilizado por ligamentos que estão dentro e fora da articulação. Os ligamentos colaterais medial e lateral suportam o joelho do movimento excessivo de um lado para o outro. Os ligamentos cruzados anterior e posterior (interno) suportam o joelho nos movimentos para frente e para trás, de maneira simplificada.

A articulação do joelho é circundada por uma cápsula (envelope) que produz uma pequena quantidade de fluido sinovial (lubrificante) para ajudar no movimento suave. Os músculos da coxa são importantes estabilizadores secundários do joelho.

Back To Top