skip to Main Content
Artrose De Joelho

Artrose de Joelho

Introdução

A prótese total do joelho (PTJ) ou artroplastia total do joelho é uma cirurgia que substitui a articulação do joelho lesionadas com artrite por peças de reposição chamadas ‘próteses’.

O procedimento geralmente é recomendado para pacientes idosos que sofrem de dor e perda de função devido à artrite e que falharam em outros métodos não cirúrgicos de tratamento.

A substituição típica do joelho substitui as extremidades do fêmur (osso da coxa) e da tíbia (osso da canela) por um revestimento artificial inserido entre elas e a patela (rótula). 

Artrite

  • O revestimento de cartilagem fica mais fino que o normal ou completamente ausente. O grau de dano e inflamação da cartilagem varia com o tipo e estágio da artrite.
  •  O espaço da articulação é estreito e irregular no contorno; isso pode ser visto em uma imagem de raio-x.
  •  “Espinhos” ósseos ou ossos excessivos também podem se acumular ao redor das bordas da articulação. As combinações desses fatores tornam o joelho artrítico rígido e limitam as atividades devido a dor ou fadiga.

Alguns fatores como estilo de vida inativo e obesidade contribuem para esta doença, pois o peso adicional sobrecarrega às articulações.

Outras causas inflamatórias, como por exemplo, artrite reumatoide também podem causar a doença.

Diagnóstico

O diagnóstico de osteoartrite é feito pela história, exame físico e raios-X.

Benefícios

A decisão de prosseguir com a cirurgia PTJ deve ser tomada entre você, seu cirurgião e sua família. Os benefícios após a cirurgia são o alívio dos sintomas da artrite. Estes incluem:

  • Dor intensa que limita suas atividades cotidianas, incluindo caminhar, fazer compras, visitar amigos, entrar e sair da cadeira, jardinagem, etc.
  • Dor ao acordar à noite
  • Deformidade
  • Rigidez

Antes da cirurgia, você deve tentar realizar um adequado tratamento conservador sem cirurgia, com fisioterapia e outras modalidades disponíveis. Uma vez que estes falharam, é hora de considerar a cirurgia.

Pré-Operação

  •    Seu cirurgião solicitará exames de sangue de rotina e outras investigações necessárias antes de sua cirurgia
  •    Você será solicitado a fazer um check-up médico geral
  •    Pergunte quais remédios deverá interromper antes da cirurgia

Após o procedimento cirúrgico

Quando você vai para casa, precisa tomar precauções especiais ao redor da casa para tornar um ambiente seguro. Você pode precisar de suportes em seu banheiro ou fazer algumas pequenas adaptações em sua casa, especialmente se ela tiver em um monte de escadas.

Riscos e Complicações

  • Como em qualquer cirurgia de grande porte, há riscos potenciais envolvidos. A decisão de prosseguir com a cirurgia é feita porque as vantagens da cirurgia superam as desvantagens potenciais.
  • É importante que você é informado sobre esses riscos antes da cirurgia será realizada.

Discuta suas preocupações com seu cirurgião ortopédico antes da cirurgia.

Resumo

Cirurgia não é uma perspectiva agradável para ninguém, mas para algumas pessoas com artrite, pode significar a diferença entre levar uma vida normal ou tolerar uma condição debilitante. A cirurgia pode ser considerada como parte do seu plano de tratamento – pode ajudar a restaurar a função das articulações danificadas e também aliviar a dor.

PTJ é uma das operações mais bem sucedidas disponíveis hoje. É um excelente procedimento para melhorar a qualidade de vida, eliminar a dor e melhorar a função. Em geral, 90-95% das próteses de joelho sobrevivem 15 anos, dependendo da idade e do nível de atividade.

A cirurgia só é oferecida quando o tratamento não operatório falha. É uma decisão importante a tomar e, finalmente, e deve ser consensual entre você, sua família e seu médico.

Embora a maioria das pessoas esteja extremamente feliz com o novo joelho, complicações podem ocorrer e você deve estar ciente disso antes de tomar uma decisão.

Back To Top