skip to Main Content
Artroscopia Do Joelho

Artroscopia do joelho

O artroscópio é um telescópio de fibra óptica que pode ser inserido em uma articulação para avaliar e tratar uma série de condições. Uma câmera é anexada ao artroscópio e a imagem é visualizada em um monitor de TV.

O Artroscópio é introduzido através de uma incisão pequena (tamanho de uma caneta) no lado externo do joelho. Uma segunda incisão no lado interno do joelho é feita para introduzir os instrumentos que permitem o exame da articulação e o tratamento do problema.

A artroscopia é útil na avaliação e tratamento de várias condições

  •  Lesões do menisco: o menisco lesionado é reparado ou aparado até obter-se uma borda estável
  • Cartilagem articular lesionada
  • Remoção de corpos soltos (cartilagem ou osso que se rompeu) e cistos
  • Reconstrução do ligamento cruzado anterior
  • limpeza cirúrgica de joelhos infectadas
  • Fins diagnósticos gerais

Recuperação pós-operatória

É normal que o joelho inche após a cirurgia. Elevar a perna quando estiver sentado e colocar bolsas de gelo no joelho ajudarão a reduzir o inchaço (o gelo é acondicionado por 20 min 3-4 vezes ao dia até o inchaço diminuir).

Você pode dirigir e voltar ao trabalho quando estiver confortável, a menos que seja instruído de outra forma.

Riscos da Artroscopia

Em geral os riscos anestésicos são extremamente raros. Você pode discutir com o especialista da anestesista se você tiver quaisquer preocupações específicas

Riscos relacionados com a Cirurgia artroscópica do Joelho são raras e incluem sangramento pós-operatório, trombose venosa profunda, Infecção e rigidez. Existem diversos cuidados que são tomados e portanto a frequência dessas complicações se mantêm muito baixas.

Os riscos e complicações da cirurgia artroscópica do joelho são extremamente pequenos. No entanto, é preciso ter em mente que, ocasionalmente, há mais danos no joelho do que se pensava antes da cirurgia e que isso pode afetar o tempo de recuperação.

Exercícios pós-cirúrgicos e fisioterapia

Fortalecer os músculos da coxa (Quadríceps e Isquiotibiais) é fundamental. Natação e ciclismo são excelentes maneiras de construir esses músculos e melhorar o movimento.

Back To Top